- **Resumo**:: Instalar sinaléticas de evacuação de emergência acompanhadas com aparelhos de iluminação de segurança
- **Descrição**:: Nos caminhos de evacuação devem ser instalados aparelhos de iluminação de segurança por forma a facilitar a evacuação das pessoas e a intervenção dos bombeiros. Esses aparelhos de iluminação devem entrar automaticamente em serviço em caso de interrupção da alimentação normal do edifício.
- Este sistema de iluminação de emergência de segurança deve ser concebido e instalado de forma a funcionar durante um período de tempo que, em caso de falha do sistema de iluminação normal, permita a evacuação de todos os ocupantes do estabelecimento (com um tempo mínimo aconselhado de 1 hora).
- Os focos luminosos devem proporcionar luz suficiente para ser possível distinguir os obstáculos e as mudanças de direção.
- O número e a localização dos aparelhos da iluminação de segurança devem ser escolhidos tendo em conta as configurações das comunicações horizontais e verticais e a necessidade de garantir a visibilidade dos indicativos de segurança nelas existentes.
- Os aparelhos da iluminação de segurança podem ser do tipo blocos autónomos ou serem alimentados por uma fonte central de segurança.
- Os objetos que constituam obstáculo à circulação, tais como, os degraus, as rampas, as saídas (com ou sem porta) devem ser iluminados ou, pelo menos, sinalizados.
- A iluminação de segurança, que deve permitir, em caso de avaria da iluminação normal, a evacuação segura e fácil do público para o exterior e a execução das manobras respeitantes à segurança e à intervenção dos socorros.
Os sinais de evacuação devem ser instalados dentro do nosso ângulo de visão e visível de todas as perspectivas possíveis, entre os 2,1 m e os 3,0 m acima do nível do solo até a base do sinal. ![[Pasted image 20230823174508.png]]![[Pasted image 20230823174528.png]]
![[Pasted image 20240123145215.png]]As placas de sinalização devem ser colocadas o mais próximo possível das fontes luminosas existentes, a uma distância inferior a 2 metros em projeção horizontal, mas não coladas sobre os aparelhos.
De modo a garantir a fiabilidade dos blocos autónomos, estes devem ser sujeitos a inspeções periódicas e a ações de manutenção preventiva regulares. Deve ter-se em atenção o tempo de vida útil das baterias.
- **Tipo de Medida**::
- **Legislação/Normas/Diretivas**:: [[Portaria n.º 949-A-2006]]; [[Portaria n.º 1532-2008]]
- **Medidas associadas**:: [[Adoptar MAP]]
#Medida #status/incompleto